Em agosto de 2009, o atual coordenador do grupo e diretor teatral Carlos Silva, reuniu os atores Gustavo Bieberbach e Ricardo Goulart e as atrizes Bárbara Danielli, Daniela Antunes e Ilze Körting,
por conta de um convite recebido da professora Doutora Alai Garcia Diniz, ainda hoje, a maior incentivadora do grupo. O convite consistia em realizar uma montagem cênica para o IV Simpósio de Literatura Roa Bastos, que haveria de ser em outubro seguinte.
A partir de então, o grupo tomou o texto “Em frente à frente Argentina” de Augusto Roa Bastos, brilhante autor paraguaio, e o adaptou para a cena teatral. O texto fala da guerra do Paraguai sob a perspectiva do fronte de guerra Argentino, e recebeu excelente retorno da crítica especializada.
Isso deu início à um sonho de criar uma companhia teatral que pudesse dedicar-se a montagens teatrais de obras latino-americas. O projeto foi sendo discutido e amadureceu até que em março de 2010 o grupo foi oficialmente fundado sendo formado hoje por: Bárbara Danielli, Carlos Silva, Janine Fretzen, João Gabriel David, José Ricardo Goulart, Luiz Gustavo Bieberbach, Priscila Souza, Tobias Nunnes e Vera Azevedo.
Com o apoio institucional da UFSC, através da Secretaria de Cultura e Arte e sua representante, a professora Maria de Lourdes Alves Borges, o grupo tem divulgado o nome da universidade e iniciado com todo o gás na produção de seus projetos.
Além da peça paraguaia, outras quatro peças estão em produção, uma chilena, uma argentina, uma venezuelana e uma cubana, para enriquecerem o repertório do grupo e possibilitarem sua participação em festivais e mostras nacionais e internacionais de teatro latino-americano.
Hoje, a Cia. Teatro L.A. Chama é o único grupo do mundo cuja missão é exclusivamente a de pesquisar, encenar, divulgar, promover e experimentar o teatro latino-americano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário