Peça: "Ignácio & Maria"
Autor: Nara Mansur
Elenco: Priscila Souza e Ricardo Goulart
Data: 23/05/2011
Início: 14h30min
Começamos o ensaio de hoje relativamente tarde por conta de problemas que não podem se repetir para uma equipe que se pretende séria, profissional e ética (lendo-se esta palavra como a característica daquele que reponde pelas próprias ações sem criar desculpas ou projetar nos outros suas próprias responsabilidades).
Fora isso, recomeçamos explorações corporais da cena 2. Passamos dos planos altos para o médio sentado, quando percebemos que o texto estava suficientemente incorporado nessa primeira fase, isto é, eles já conseguiam desenvolver várias ações enquanto enunciavam seus discursos.
Em seguida passamos para uma segunda etapa que foi deixá-los sentados em lados opostos, virados um para o outro e enunciarem seus textos como se estivesses diante de um analista, delegado, psico-terapeuta, juri, ou todos eles em momentos diferentes. Fomos trabalhando tanto o enunciar como o responder, reagir ao texto alheio. Esse procedimento foi repetindo-se pelo resto da tarde para que pudessem sentir e assimilar esta realidade totalmente diversa da anterior, mas deixando dentro de si o movimento que haviam adquirido antes, isto é, não é pelo fato de estarem sentados que estão "mortos", a mesma vivacidade, energia e fluxo deveriam estar ativos e agora internalizados.
Marcamos um ensaio para sábado. Na quinta faremos correções e melhoramentos nas paisagens sonoras que criaram, e incorporaremos as imagens da paisagem visual que propuseram aos movimentos reativos que explorarem durante o ensaio de sábado.
A coisa está interessantíssima.
Sobre o Ricardo
Pontos positivos: estado de atenção muito bom, entrega total para o que se pede, portanto ótima disponibilidade.
Coisas que ele pode melhorar: Acreditar mais nas imagens que proporciona e cria; investir mais em pequenas coisas, decorrência do ítem anterior; soltar-se (cada vez mais, de forma gradativa sem pensar que isso deva ocorrer totalmente de uma hora para a outra); seu ponto de equilíbrio também está levemente deslocado para o peito, fazendo com que seus movimentos comecem excessivamente pelo torax, braços. ombros e pescoço, deslocando para baixo, utilizará mais as pernas, bacia/cintura e ventre, melhorando seu próprio equilíbrio corporal.
Sobre a Priscila:
Pontos postivos: estado de disponibiliade (ela se entrega), presença cência (procura estar presente no exercício), corpo maravilhoso, necessitando pequenos ajustes de acabamento, economia, precisão e equilíbrio.
Coisas que ela pode melhorar: O estado de atenção ainda é um pouco (muito pouco) defasado em função de pequenos momentos de insegurança com o texto; explorar os detalhes, as vezes explorar o todo faz com que ela esgote suas possibilidades de movimentos muito rapidamente, e ao explorar o detalhe, perceberá outros detalhes e assim ao infinito.
Ambos precisam começar a definir questões de atuação para começarmos a definir a cena. O laboratório continua para as próximas cenas, mas essa já precisa ficar pronta.
até
Nenhum comentário:
Postar um comentário