domingo, 2 de setembro de 2012

Peça “Os pássaros se vão com a morte” estreia no Teatro da UFSC


As apresentações do espetáculo acontecem nos dois primeiros finais de semana de setembro
“Os pássaros se vão com a morte”, texto do venezuelano Edílio Peña que fala sobre a liberdade negada, será encenado pela Companhia Teatro Latino Americano CHAMA no Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha) nos dias 1, 2, 7, 8 e 9 de setembro. A peça dirigida por Maria Luiza Leite e Carlos Silva, tem no palco apenas duas atrizes, Elise Schmithausen e Vera Lúcia; uma interpreta a Mãe da história, a outra a Filha e o já falecido Pai. A produção tem apoio institucional da UFSC, por meio do Departamento Artístico Cultural, que administra o teatro, e da Secretaria de Cultura, que havia dado apoio de patrocínio a esta e a outras produções do grupo.
“Os Pássaros se vão com a morte” é uma história dramática da realidade viva latino-americana, onde uma mãe se agarra à memória do marido morto, invocando o seu espírito através da filha, em busca de vingança e de manter-lhe viva a memória. Trata de alguns aspectos da realidade venezuelana, como a marginalidade, a prostituição, a solidão, o abandono e a presença do elemento mágico e misterioso da cultura, como é o caso do culto à rainha Maria Lionza – uma deidade cultuada na Venezuela, como uma “espécie” de orixá. Esta fusão do real/maravilhoso ressalta alguns recursos particulares da nossa cultura popular, mas projeta por sua vez uma problemática que transcende a época, lhe conferindo um caráter universal.
A obra se estrutura a partir de um discurso dialógico estabelecido por dois interlocutores unidos por uma relação sanguínea: Mãe e Filha. Esta última, em algumas cenas, se desdobra para representar o personagem referencial, o Pai, que de alguma maneira inspira as ações de toda a obra. A presença fantasmagórica do Pai permite que a Mãe realize vários desejos frustrados: o prazer sexual e a vingança por ver-se viúva, solitária, esquecida.
No texto do venezuelano Edílio Peña, os diálogos dos personagens servem para identificar a classe social a qual pertencem, vivendo em um ambiente hostil e marginal, capaz de produzir sonhos pouco acalentadores para as personagens. O drama está marcado pelas angústias, sofrimentos, solidão, abandono e frustração social e econômica das personagens.
O Grupo Teatral
A Companhia Teatro L. A. CHAMA foi fundada em 2010 e conta com artistas vinculados ao curso de Arte Cênicas da UFSC e ao Programa de Pós-Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina. O grupo tem por objetivo pesquisar, reconhecer, experimentar, encenar, promover e difundir o teatro e a cultura latino-americana. Deste modo, pretende adquirir reconhecimento na região Sul do Brasil e no meio acadêmico, sem deixar de ser uma companhia autossustentável e dinâmica. Através do teatro busca conhecer a América Latina e formar uma consciência de latinidade entre os seus membros.
Dentre os valores prezados pelos integrantes estão a união, o amor pelo teatro, o respeito com o público e o senso crítico para aprimorar cada vez mais o trabalho. Com isso, desde a estreia nos palcos já trabalharam em  três espetáculos e apresentaram-se em Florianópolis, Curitiba e Campo Grande.
A primeira peça do grupo foi “Em frente à Argentina”, depois disso foram trabalhados os textos de “…In Memoriam” e “Sonho de uma noite de verão”. Atualmente, está em finalização a produção das peças “Canción de cuna para un anarquista” e “Ligeros de Equipaje”, do chileno Jorge Díaz, e “El cruce sobre el Niágara”, do peruano Alonso Alegría.

SINOPSE
Duas mulheres solitárias, uma obcecada e que se agarra à memória do marido morto para satisfazer-lhe os desejos sexuais. A outra que sonha fugir dos intermináveis rituais espirituais e abusos sofridos. Dois fantasmas coagulados no tempo e no espaço, brotando da memória impregnada num velho casebre.
“Os pássaros se vão com a morte” é uma pequena parcela da realidade venezuelana, com a religiosidade do culto à Maria Lionza e as problemáticas humanas.
SERVIÇO
O QUÊ: peça teatral “Os pássaros se vão com a morte”
QUANDO: dias 1, 2, 7, 8 e 9 de setembro de 2012, às 20h
ONDE: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis
QUANTO: R$20,00 ainteira e R$10,00 ameia-entrada. Tem direito à meia-entrada: estudantes apresentando documento (vale o atestado de matrícula) e idosos acima de 65 anos e idosas acima de 60 anos, com documentação que comprove a idade. A bilheteria abre uma hora antes do início do espetáculo.
*A peça não é recomendada para menores de 18 anos
CONTATO: Cia. L.A. CHAMA (http://teatrolachama.blogspot.com)
e-mail: 
telefones: (48) 8819-7428 / 8822-2112
Fonte: Bruna Andrade – Acadêmica de Jornalismo, Estagiária no DAC: SECULT: UFSC

Nenhum comentário:

Postar um comentário