terça-feira, 2 de novembro de 2010

PACT

Grupo de Pesquisa em Performance, Artes Cênicas e Tecnologia.
Faço parte desse grupo, mentorado pelo professor Rodrigo Garcez, e abaixo compartilho minha proposta de pesquisa:

Título do Trabalho: Práticas de intermidialidade na Cia. Teatro L.A. CHAMA.

RESUMO

O projeto realiza estudos práticos de intermidialidade na cena contemporânea aplicados às experimentações e encenações da Cia. Teatro L.A. CHAMA, fundada em 2010 e dirigida por mim desde então. Dá especial atenção às tecnologias desencadeadoras de soluções praticáveis no processo de construção da cena.

A partir da noção de “intercessores”, de Deleuze, analiso os resultados da utilização e incorporação da tecnologia – como elemento intecessor ou parte bissociadora – no processo de criação da cena.

A Cia. Teatro Latino-Americana CHAMA é um grupo formado por 10 alunos do curso de bacharelado em Artes Cênicas da UFSC, dedicando-se à pesquisar, reconhecer, experimentar, encenar, promover e difundir o teatro e a cultura latino-americana. No repertório temos a peça “Em frente à frente Argentina”, do escritor paraguaio Augusto Roa Bastos.

FUNDAMENTOS

Mídias são canais ou ferramentas usadas para o armazenamento e transmissão de informação. Intermidialidade é o processo de conjunção e interação de várias mídias.

O conceito de TECNOLOGIA é ampliado aqui como todo elemento provocador de ações criadoras para a cena. Tais provocadores servem como intecessores no processo criativo da companhia buscando o “desbloqueio” de canais expressivos dos atores. A relação estabelecida entre provocador e ator chamamos “jogo”. Assim, intercessores são pontes entre técnica e soluções criativas.

PRÁTICA

A Cia. Teatro L.A. CHAMA está num processo de montagem de 4 peças, onde os ensaios têm se fundamentado na utilização de jogos, isto é, relações entre atores e tecnologias com vistas ao resultado dessa relação. É importante resguardar a espontaneidade do resultado, sem presunção de uma conclusào pré-definida. Pode-se citar como exemplo possível a utilização de fotografias e/ou objetos pessoais como intercessor no processo criativo.

A pesquisa encaminha-se para um estudo de metodologias de direção teatral aliadas à tecnologias resultando num ambiente de criação colaborativa da montagem dos trabalhos em execução.

(autoria: Bárbara, Ricardo e Carlos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário