Agora me proponho a apresentar-lhes um ator maravilhoso, por vários aspectos, mas eu resumiria de forma simplista, sem querer reduzir várias das suas muitas qualidades, que é maravilhoso apenas por que é gostoso vê-lo em cena. Falo do João G David.
Divertido na informalidade que precede os ensaios (sim, sou caxias, litúrgico e sisudo), mas o João é todo o contrário.
Em cena, é aplicado, concentrado e, aquilo que eu mais estimulo e valorizo, sente prazer ou diverte-se em cena, sem com isso ser um mero narcisista. Isto é, ele diverte-se por fazer a cena, não por "estar" sendo visto na cena.
Faço coro aos demais desta Cia. Teatro L.A. CHAMA que respeitam e gostam profundamente desse artistas que nos enriquece com seu trabalho e à esta companhia da qual é parte integrante e vital.
Por fim, ele entrou na cia. em agosto, tornando-se parte do elenco de "Em frente à frente Argentina" como a fúria Megéra, a quem confere uma androgenia interessantíssima.
É importante explicar algumas coisas, que, peço licença ao próprio João para expor - o que só faço por não desejar ofendê-lo nem permitir piadas de mal gosto com o fato. O João é homossexual assumido e vive (como não poderia deixar de ser) como todos nós outros, escolhê-lo para representar um mito feminino (a fúria Megéra) não teve qualquer motivação pejorativa ou de ridicularizar sua orientação, muito menos construir um personagem cliché. Ao contrário, sua sensibilidade e ousadia enquanto artista são os reais fatores que nos levaram a convidá-lo para trabalhar conosco.
Aliás, esse é o critério para ser parte desse sonho chamado Cia. Teatro L.A. CHAMA: ser ousado, resistente e disposto à aprender. Ousado, porque a arte precisa transitar entre os limites (tabus, bloqueios, crenças) sociais sem timidez. Resistente, porque ser artista num país que em termos culturais ainda é terceiro mundo é uma atitude de constante resistência. E disposto à aprender, porque todos somos ignorantes e sábios, depende apenas da área em questão, razão pela qual, para aprender, crescer e "evoluir" é necessário estar aberto para tanto. E o João enquadra-se perfeitamente nesse perfil e é um amigo querido o qual votamos grande carinho!
Em breve o vídeo dele por ele.
Se você o conhece, defina-o também, por favor... comente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário