domingo, 7 de agosto de 2011

DIÁRIO DO ATOR - Ricardo Goulart


Peça: "Ignácio & Maria"
Autor: Nara Mansur
Ator: Ricardo Goulart
Data: 03 e 04/08/2011
Início: 17h

Retomamos os ensaios no último dia 3, quarta-feira. Contamos agora com a participação do Gustavo, que iniciou o ensaio com aquecimentos e exercícios que estimularam a consciência corporal. Depois começamos um exercício em que deveríamos criar um espaço para cada uma das falas da primeira parte da cena 3. Tivemos alguns minutos para a criação desses espaços e eu acabei confundindo, criando espaços mais abstratos, o que acabou me deixando um pouco desconfortável (e até constrangido) durante a execução do exercício. Esses sentimentos acabaram “podando” as possibilidades de experimentação durante as repetições que se seguiram. Acho que com o tempo, não de maneira satisfatória, mas minimamente, fui conseguindo me desprender disso. Não vejo esse desprendimento como mérito porque o mínimo não é o bastante, mas o lado positivo é perceber que não estou mergulhado em total inércia e que ainda tenho muito a desenvolver.
Na quinta-feira, dia 4, começamos novamente com aquecimento e exercícios propostos pelo Gustavo dando continuidade aos do dia anterior. No último dos exercícios deveríamos criar três ações relacionadas a falas da cena que estamos trabalhando. Depois de ter mostrado essas ações de forma realista deveríamos torna-las abstratas. Então caminhamos pelo espaço e ao comando do Gustavo deveríamos repetir determinada ação em algum lugar específico da sala. Depois disso, Carlos nos pediu que repetíssemos todos os exercícios que realizamos no dia. Não era necessário que todos fossem executados na ordem correta, mas importante se esforçar e lembrar todos. Depois de algum tempo de repetição, começamos a encaixar algumas falas do texto.
O foco nesses dois ensaios foi a repetição para explorar o resgate através da memória corporal. A questão que me surgiu foi: como evitar, policiar a voz da auto análise que me policiou durante os exercícios?

Nenhum comentário:

Postar um comentário