quarta-feira, 20 de abril de 2011

DIÁRIO DO ATOR - Priscila Souza

Peça: "Ignácio&Maria"
Autor: Nara Mansur
Atriz: Priscila 
Data: 18/04/2011
Início: 14h10min 

Cheguei descontente no ensaio. Em plena segunda-feira, eu estava com preguiça, cansada fisicamente e mentalmente e sonolenta. Aos poucos fui me concentrando no meu corpo - caminhando pelo espaço. Segunda tarefa era conduzir a caminhada por diferentes partes do corpo. Me senti irritada, esse exercício é complicado, quando se quer pensar na realização. Mas depois de certa concentração e experimento entrei em um estado que chamo aqui de “pira” – conexão total de corpo, mente e espírito. É quando parece que meus pensamentos param e meus monstros saem – fluem por meio de meu corpo pelo espaço. 

Depois escolhemos cinco ações retiradas da peça para executar separadamente. Conforme as ações ganhavam vida e seqüência, Carlos colocava várias músicas diferentes. Chegou a um ponto que estava no estado de “pira” novamente. Estava ensopada de suor, mas zero de cansaço. Meu corpo pedia mais, ansioso por se libertar de barreiras visíveis impostas no meu dia-a-dia. Próximo exercício foi criar cinco ações retiradas do texto para fazer no parceiro. No início foi complicado realizar em um corpo que não é o meu. Mover músculos, ossos e pele que não é minha, me gerou uma sensação de estranhamento e curiosidade. Repetir as ações foi maçante, mesmo porque memorizar não é meu forte. Depois que cada um havia decorado as ações criadas pelo o outro. Fazíamos essas alternadamente com as outras cinco ações do exercício anterior. Novamente havia músicas nas execuções. Conforme fomos nos familiarizando, criamos brincadeiras com as ações a partir da experimentação mútua dos movimentos. Até que chegou a um ponto que estava na “pira” de novo, mas desta vez com o Ricardo junto – na mesma energia. Neste momento senti que estávamos prontos para atuar. Se agirmos no palco com a mesma entrega da qual estávamos no final deste exercício, garanto que será verdadeiro. Vivo.

Comparo este ensaio como um pedaço de queijo. Cada tarefa executada representou uma fatia deste. Porém entre os cortes a energia foi perdida, ou melhor, amenizada. 

Como fazer para que a energia flua sem cortes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário