quarta-feira, 25 de maio de 2011

DIÁRIO DO ATOR - Ricardo Goulart

Peça: "Ignacio&Maria"
Autor: Nara Mansur
Ator: Ricardo Goulart
Data: 23/05/2011
Início: 14h30min

Neste ensaio continuamos trabalhando com as partituras que elaboramos a partir das imagens que buscamos para cada fala da cena 2. Mas antes de tudo, ouvimos as paisagens sonoras que Pri e eu fizemos para essa mesma cena (as falas foram gravadas em arquivo .mp3 que deveríamos editar, incluindo sons, efeitos, músicas, etc). O processo dessa composição foi um pouco complicado no início por causa da falta de habilidade com o programa de edição de áudio. No meio da edição é que consegui me familiarizar um pouco mais com o programa e aí a criatividade pôde fluir livremente. Coincidiu que à esta altura da cena está um trecho que tem o subtítulo "Poema coreográfico com feeling", que gosto muito e me transmite a ideia de caos, desordem. Fui procurando sons pela internet que condiziam com aquilo que eu imaginava desse trecho e fui adicionando ao arquivo. Acho que, com a edição, consegui deixar claro o que imagino desse trecho da cena.
Depois de ouvir os dois arquivos editados começamos a trabalhar com a repetição das partituras. Carlos pediu que reagíssemos a alguns estímulos, o que me desconcentrou um pouco, fazendo com que eu esquecesse alguns movimentos ou falas. Neste exercício a intensidade de minhas ações deveriam variar de acordo com a entonação de voz do parceiro. Mais tarde o exercício foi alterado e o que nos foi pedido é que deixássemos que as falas dos parceiros nos afetassem, como se reverberassem no corpo todo ou em alguma parte dele. Particularmente gostei muito do resultado desse último exercício e acho realmente que ele pode ser o rascunho de algo a ser levado à cena.
Na próxima quinta, aperfeiçoaremos a edição do áudio que fizemos. Carlos nos propôs um ensaio extra neste sábado (28/05) e, por mim, a proposta está aceita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário