terça-feira, 31 de maio de 2011

DIÁRIO DE DIREÇÃO - "Ignácio & Maria"

Peça: "Ignácio & Maria"
Autor: Nara Mansur
Elenco: Priscila Souza e Ricardo Goulart
Data: 30/05/2011
Início: 14h20min

Me atrasei, e não há desculpas para isso.
O ensaio foi curto mas produtivo. Tive a impressão de que isso é uma decorrência do último ensaio, onde criamos bastante. De fato, penso que essa peça era uma grande encruzilhada, mas esse elenco foi me mostrando caminhos e soluções extraordinárias, e aquilo que antes era uma incógnita, continua sendo, porém, não é algo desesperador, pois tenho confiança que no momento que compartilharmos nossos pontos de vista e começarmos a criar, chegaremos a ótimas soluções. Que é o que está acontecendo. Concluímos a cena 2, com excessão do longo monólogo da Maria, que será caneteado antes dela iniciar a memoriação/corpoirificação deste.

A princípio, dançamos... dançamos uma música que o Ricardo/Ignácio canta em cena e que me pareceu delicioso (porque também dancei) e o melhor é que se trata de uma música absolutamente brega! O que foi ótimo.

Antes porém, ouvimos a paisagem sonora idealizada pelos artistas. A Priscila trouxe apenas a primeira etapa, não entendi o porquê, mas estava muito interessante, com regravações da própria fala, o que é corajoso e desafiador até certo ponto, adicionando sons que beiravam do caos à significação mais intensa. Gostei muito dessa interferência consciente e artística dela.
O Ricardo mostrou sua paisagem tendo alterado apenas os trechos finais, o que ficou muito bom também. Ambas alternativas são muito boas e nos deram boas idéias quanto à materialidade do ambiente da cena a partir desta paisagem sonora.

Em seguida, começamos a criar a última parte da cena 2, chegando num resultado que já depende da inclusão de elementos me cena que os artistas possam explorá-los e relacionarem-se com eles, transformando-os em seus intercessores lúdicos e/ou imateriais.

Próxima segunda retomaremos a cena 2 do começo, criando uma partitura que pretende-se, seja aperfeiçoada com o tempo. 
Combinamos também que o Ricardo fará a paisagem sonora da cena 2, definitivamente, com os sons necessários aos espaços de cena utilizados.

Gostei muito da solução para o aborto em cena, mas não posso falar aqui qual foi.

Enfim, é isso.

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