terça-feira, 14 de dezembro de 2010

DIÁRIO DO ATOR - Anna Lia

Peça: "Canção de ninar para um anarquista"
Autor: Jorge Diaz
Atriz: Anna Lia Sant'Anna
Data: 13/12/2010

Uma nova percepção

Frente aos avanços do ensaio anterior, mantive-me empolgada para o que surgiria nesse. Contudo, esbarrei em algo que me gerou incômodo, a tão citada "intelectualização". A insegurança no texto retrocedeu. Assim, mantivemo-nos grande parte do ensaio refazendo exatamente o que já tínhamos avançado anteriormente, além de ter decorado um pequeno trecho, se comparado aos últimos ensaios.

Logo, senti-me ansiosa, pois sentia a necessidade de experimentar, e cada minuto passado, dedicado aos repetidos erros, fruto da desconcentração de ambos os atores, perdia a energia que motivara-me no início do ensaio.

Muitas vezes chamei a atenção do Tobias, dizendo-lhe que soltasse o texto e acreditasse em si, que as palavras fluiriam e se não, encontraríamos uma solução. No entanto, avalio que essas sugestões não eram cabíveis, pois o deixavam ainda mais tenso, além de ter claro que torno-me controladora, o que avalio negativamente.

Entretanto, penso que essa dependência textual de Tobias, é fruto de sua autocrítica elevada, que impede seu relaxamento e aumenta sua insegurança. Conhecendo o trabalho dele, sei que uma vez seguro, ele faz proposições maravilhosas. Contudo, minha insistência reside em romper essa barreira do "medo" que ele mesmo se referiu.
Entendo esse processo como um meio de aprendizado prazeroso, em que experimentar-me atriz, é colocar em prática minhas idealizações, esbarrando nas infindas dificuldades desse ofício, absorvendo delas aprendizados sólidos e transformadores.

Por isso Toby, te convido... vem brincar comigo? Vem ser feliz nesse mundo cênico, também?!

Depois desse breve recado, que me será respondido com todos os argumentos coerentes, continuo a explanação dos resultados obtidos durante o ensaio.

Quando partimos para a encenação, nos mesmos moldes que o último encontro, aumentando o ritmo gradativamente, percebi que nossa velocidade alta, não estava tão alta assim. Porém, agreguei agora mais precisão na execução do exercício. Trabalhei o foco, triangulação, máscaras faciais, modulação de voz e comecei a buscar gestuais e tentar oposições maiores. Contudo, ainda indícios a ser buscados com maior intensidade e esforço.

Concluo, afirmando que precisamos avançar no texto, pois muitas Rosauras estão por apresentar-se e eu curiosa para expressá-las. De qualquer maneira o tempo não pára e a minha vontade por esse projeto também não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário