domingo, 5 de dezembro de 2010

DIÁRIO DO ATOR - Anna Lia


Peça: "Canção de Ninar Para Um Anarquista"
Autor: Jorge DiazAtriz:
Anna Lia Sant'Anna
Data: 02/12/2010
Personagem: Rosaura

De Ensaio - Canção de ninar para um anarquista

Normalmente baseio meu diário de atuação, em alguns comentários feitos no diário de direção. Dessa vez, irei experimentar,responder as perguntas propostas pelo diretor.

Sobre o Local do Ensaio:
Minha primeira relação com o espaço do ensaio, foi em um primeiro momento harmonioso, visto que, por se tratar de uma sala clara, diferente dos últimos ambientes que trabalhamos, me sugeriu uma atmosfera harmonica e inspiradora.
No inicio do ensaio, devido a proposição da consolidação textual, foi inicialmente experimentado uma conexão intelectual com o trabalho. Portanto, como comentado anteriormente, nesse momento, devido minha pré-disposição nesse dia, estava mesmo que me preocupando na fixação do texto,mantinha uma postura relaxada, com um quase tendência ao "jogo".
A conexão mente e corpo, foi efetiva no segundo momento, quando permanecemos meia hora, experimentando a cosciência corporal e as diversas possibilidades fragmentadas de meu corpo.

Sobre mim mesmo:
Nessa quinta-feira, realmente estava com meu corpo cansado, devido ao acumulo de atividades, comuns nessa época do ano. Porém minha mente estava aberta e entusiamada, para aproveitar o ensaio, me divertir com ele. Visto que, no dia anterior havia apresentado um trabalho importante, de conclusão de disciplina, o qual me exigiu e finalmente repercutiu em um aprendizado importante, o qual incorporou-se no trabalho.
Após o ensaio, me mantive concentrada no "turbilhão" de informações absorvidas, ou seja, as muitas exigências do diretor, suas observações, suas sugestões e críticas. Tentando organizar mentalmente tudo o que deveria ser incorporado. Estando aí a contradição, visto que, passamos um bom tempo discutindo a relevância de permitir-se "brincar", "jogar" e logo divertir-se.
Inicialmente sempre tenho pontos de tensão, de díficil relaxamento e logo, isso transforma-se em empecílhos, pois mantenho-me nas posturas usuais, sem buscar a exploração dos movimentos corporais. Por isso, a importância desse trabalho de "consciência-exploração" corporal, mostrou-se extremamente importante no ensaio das cenas, pois logo depois dele, me senti desperta para "jogar".
A voz para mim, ainda é um obstáculo a ser superado, creio que ainda não explorei, tão pouco descobri a melhor voz para a personagem. Imagino que quando a construção estiver alicerçada, desse quesito, a personagem terá um ganho extraordinário. Portanto, creio que ainda preciso trabalhar e experimentar.
Nesse último ensaio, me senti mais a vontade para me divertir e com isso construí, no entato, percebi que ainda não tinha esse mesmo estimulo de meu companheiro de cena. Portanto, como o próprio diretor alertou, quem impulsiona o estimulos somos nós, se não estamos recebendo-os, é porque não estamos gerando-os. Logo, me empenharei em gerar mais e naturalmente recebê-los.
Em minha leitura, percebo que ainda existe uma "frieza" entre meus dois colegas de trabalho, posso estar equivocada, mas percebo que Tobias,as vezes sente-se intimidado com as observações de Carlos, mantendo-se muitas vezes, introvertido, tentando saciar as expectativas do diretor, logo, não relaxando e logo nãopermitindo-se fazer desse processo entre outras coisas, uma prazerosa brincadeira.

Sobre a Peça:
Nem todas as emoçoes e mundos imagéticos estão disponíveis para mim, porém a cada encontro com Rosaura, descubro uma faceta diferente e logo, um de seus tantos mundos.
Os ritmos e tempos da peça estãos sendo construidos, lentamente para mim. Entretanto, preciso me dedicar mais, na preparação da cena e criação do personagem. Creio, de maneira otimista, que esse verão será ideal pra acelerar esse processo, pois minha dedicação artistica, será total pra esse projeto que a cada dia me absorve mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário