sábado, 6 de novembro de 2010

REFLEXÕES DA ENCENAÇÃO

SOBRE OS DIÁRIOS DOS ATORES:
Estava refletindo sobre essa coisa chamada "ensaio". Ele deve ter uma estrutura pre-definida? Se sim, qual deve ser sua seqüência, ou ais suas buscas? O ensaio é apenas o exercício do autoritarismo (nas suas mais sutis feições) ou uma campo exploratório, da honestidade e do estudo da cena?
A partir dessas questões venho orientando um pouco a minha postura ou a elaboração daquilo que futuramente chamariam "meu estilo", quanto ao estudo, reflexão e atuação nessa área: a direção teatral. Opa, o "chefe" do ensaio é o diretor? Quem determina o "ensaio" é o diretor? Dependendo da resposta ou de como se a coloca, podemos ter a impressão de que o ator tem papel secundário nos ensaios, por outro lado, se buscarmos uma orientaçào, que eu tenho buscado como mais adequada, veremos que o ensaio é o espaço do ator, e com a mínima influência do diretor - até tenho dito com frequência: "se eu falei demais, o ensaio foi ruim". Meu objetivo é que os atores não precisem de mim!
Me lembro que nos primeiros ensaios de todos os elencos, eu lancei algumas metas aos atores (vocês as estão seguindo? Isso é mais para você que para mim). E a principal delas partia da premissa de que o ensaio é o espaço (também) da descoberta, resultado das exploraçòes e experimentações, razão pela qual passei a instigar os atores sempre no começo dos ensaios com a pergunta: "O que vocês querem hoje?" E a estimulá-los a pensar numa outra ou na mesma pergunta para o ensaio seguinte. A resposta não necessariamente guiaria as minhas ações enquanto diretor na sequência daquilo que seriam os trabalhos daquele dia (apesar de que até poderiam). Pois a pergunta, para mim, serve para instigar o ator a pensar mais a fundo a sua própria participação nesse processo de criação, fazendo-o descobrir-se tão responsável (e certamente muito mais) que o diretor na criação. Não pretendo fazer dos atores/atrizes meros quadjuvantes na descoberta de soluções, fazendo-lhes a pergunta "o que você querem hoje?" como prêmio de consolação ao pensar que estavam colaborando de alguma forma com a estruturação da ordem nas coisas a serem feitas.
Eis a razão pela qual, todo início de ensaio eu pergunto aos meus pares, "o que vocês querem hoje?". Infelizmente, por ser demasiado exigente comigo mesmo, as vezes projeto essa exigência nos demais e acabo por pensar que as perguntas ainda sào muito superficiais, mas creio que faz parte de um processo de crescimento... do que? Espero que, pelo menos, de dúvidas.
Por fim, queridos atores da Cia. Teatro L.A. CHAMA, reflitam bem sobre o papel do ator/atriz na nossa Cia., no teatro e na sociedade, sobre vocês enquanto seres humanos/artistas cênicos e sobre as peças que estão criando, e busquem cada vez mais, perguntas que atinjam problemas cada vez mais difíceis de resolver, algo ligado à essência humana ou à sua poética artística, ou mesmo ao papel do seu personagem no contexto sócio-político da atualidade, mas não subestimem-se por favor.
E perceba, que o DIÁRIO DO ATOR é um espaço que vocês têm nesse BLOG sobretudo para refletir sobre a sua participação nos ensaios, e não exatamente para detalhar o que o diretor lhes pediu para fazer. O mais importante, é o que vocês sentem, procuram e experienciam, e as suas perguntas iniciais são o maior motivador, ou o ponto inicial e, quiça, principal para vocês começarem seus "DIÁRIOs DO ATOR". Pensem nisso e ao fazerem seus diários aqui no BLOG, dêem o máximo de detalhes possíveis, o maior número de informações que vocês conseguirem se lembrar de vocês mesmos, do como reagiriu (individualmente falando) ou viveu o processo criativo, do quão chegou no caminho de responder sua pergunta inicial ou do quanto ampliou-se o buraco negro da dúvida. Qualquer uma das duas possibilidade me deixarão extremamente satisfeitos, a única coisa que me fará derrotado é perceber que algum de vocês ainda pensa (como muitos infelizmente o fazem mundo a fora) que teatro é brincar de casinha ou a mímese infantil feita pelo adulto frustrado (forte né?... E triste!).
Bem, é isso. Escrevi tudo isso para dizer que o nosso ensaio tem sim sua estrutura pré-planejada, por quê? Porque além dos atores/atrizes DEVEREM ter um objetivo no ensaio, o diretor também o DEVE, e eu tenho minhas questões, dúvidas e medos a serem testados, eis onde se fundamentam as diretrizes do que planejo para trabalharmos semanalmente, contudo, esse planejamento é conscientemente orientado para que a colaboração maior e mais efetiva venha de vocês, das relações e jogos que criam, e das descobertas que fazem sobre as perguntas que fizeram. Se eu conseguir ser apenas o mediador do processo, está de bom tamanho, porque condutor é uma presunção grande demais.

Lembrem-se: seus Diários do Ator serão mais ricos quão ricas forem suas perguntas (PARA VOCÊS MESMOS!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário