sexta-feira, 26 de novembro de 2010

SOBRE OS DIÁRIOS DE ATUAÇÃO


Amigos atores,

Gostaria de sugerir algumas perguntas (a partir do livro do Stephen Wangh) para que respondam nos seus diários.
Os diários são instrumentos de avaliação de vocês sobre vocês mesmos, de autopercepção e exercício de escrita. Basta ver o quanto é desesperador para alguns sentarem-se e escreverem trabalhos de aula, por exemplo, é pura falta de prática, de hábito de escrever.
Vejam no diário, portanto, uma grande oportunidade de relatar o que sentiu e viu DE SI no ensaio, o diário não serve para analisar o outro, isso faço eu no diário de direção.
Mas para facilitar e ser mais objetivo com vocês, escrevo abaixo uma série de 11 perguntas para vocês responderem e me enviarem em substituição do diário, são elas:

SOBRE O LOCAL DE ENSAIO:
  1. Qual foi a minha relação com o espaço (de ensaio)? Tive um espaço adequado e seguro para trabalhar?
  2. Estive focado/concentrado? Pude trazer minha mete pro meu corpo? Pude trazer meu corpo para a minha mente? (conectar corpo-mente e, portanto, expressar)
SOBRE MIM MESMO (como eu estava no dia e como o ensaio me afetou):
  1. Como me senti hoje antes do ensaio e após? Estava carregando alguma emoção ou imagem sobre a qual precisei dedicar algum tempo?
  2. O que o meu corpo precisava? Tive algum ponto de tensão que precisasse de relaxamento? Tinha músculos que precisem ser acordados?
  3. Como estava e ficou o nível das minhas energias?
  4. O que a minha voz precisava hoje? A minha voz estava conectada com o meu corpo?
SOBRE NÓS (do relacionamento com o elenco):
  1. Como estava/ficou o meu relacionamento com os outros atores, e quais necessidades eu tive em relação à eles?
  2. Como estava/ficou o meu relacionamento com o grupo?
SOBRE A PEÇA:
  1. Todas as emoções e mundos imagéticos sobre a peça estavam disponíveis para mim?
  2. Todos os ritmos e tempos da peça estavam disponíveis para mim?
  3. Há alguma atividade em particular ou problema sobre o qual eu precise me dedicar mais? Eu preciso me concentrar em preparação da cena ou criação do personagem?
Tentem responder essas perguntas no mesmo dia do ensaio, por favor, o produto dos nossos ensaios são energias frágeis, AS EMOÇÕES e as PERCEPÇÕES e essas "coisas" não ficam na memória, depois de um a dois dias elas se perdem.

Por fim, lembrem-se que no teatro o processo ensina muito no campo das emoções/percepções, mas se nós não gravarmos isso de alguma forma, é um conhecimento que se perde e que será útil pra vocês mesmos.

Encarem isso como uma espécie de exercício do começar a escrever, pois no futuro vocês terão esses diários como tesouros particulares.

Quem preferir escrever do modo genérico, poetizando e apenas relatando o que percebeu ou vivenciou, fique à vontade. Listei essas perguntas só para orientar aqueles que precisam saber como organizar os pensamentos do ensaio, a partir de quais tópicos.

Um grande abraço,
Carlos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário